Educação na essência: o Congresso da APROFEM que vai ficar na história!
- Rafaela Manzo
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Semana passada foi de dias intensos cobrindo e aprendendo, mais um ano, no Congresso Anual da APROFEM, nosso querido cliente, que é o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo. Desta vez foram três dias de evento, que reuniu mais de 3 mil filiados da entidade, no Espaço Unimed. Com o tema: “Educação na essência: sua importância no desenvolvimento dos processos de pensamento, emocionais e de aprendizagem”, o Congresso trouxe palestras e conversas sobre temas atuais como a adultização das crianças, o excesso de informação e acesso às telas, a saúde mental dos professores e alunos, além da perda do sentido do que importa numa sociedade focada na performance, que privilegia o ter em vez do sentir.

No palco do Espaço assistimos as palestras de Fabrício Carpinejar, Rossandro Klinjey, Antônia Quintão Cezerilo, René Schubert, Mateus de Souza Santos, Marcelo Cunha Bueno, Jean Sigel, Cristiano Nabuco e Luciana Asper, além de atrações culturais e artísticas como a Bella Itália, a Banda dos Seguranças do Metrô e o encerramento com o show do Roupa Nova. Fiquei especialmente emocionada e inspirada com os tantos temas que esses profissionais trouxeram, sobretudo porque hoje sou mãe. A maternidade te traz uma nova perspectiva sobre temas tão sensíveis, importantes e atuais.
De tudo que foi dito, entretanto, o que me tocou especialmente foi o quanto o amor e a humanidade são revolucionários em tempos de inteligência artificial e exposição aos riscos das redes, por exemplo. O exercício do cuidado, a presença, a atenção e a escuta ativa se tornam ferramentas poderosas para combater a violência e os tantos riscos a que nossos pequenos estão expostos, hoje.
Acima de tudo, o que mais me impressionou mais uma vez no Congresso foi ver o quanto os bastidores dele carregavam, em sua essência, amor e cuidado. Exatamente aquilo de que se falava no palco eu pude ver, na prática; por conhecer cada uma daquelas pessoas, que passavam para um lado e para o outro tentando entregar a melhor experiência ao público, me senti privilegiada por ter a APROFEM como cliente. Dedicação, comprometimento, atenção aos detalhes foram ingredientes essenciais para que o resultado do Congresso fosse esse: um verdadeiro sucesso.
Agradeço todo o time da APROFEM que nos permitiu viver e trabalhar mais um ano nesse Congresso tão precioso, especialmente aos Professores Ismael e Margarida (Presidente e Vice-presidente da APROFEM), à Viviane e Simone (responsáveis pela Comunicação e pelo Jurídico, nossas interfaces diretas diárias), à Andrea (Diretora da entidade e responsável pela curadoria do evento) e ao time da Vivi, que nos deu suporte todo o tempo com as entregas que precisávamos fazer aos jornalistas. Foi intenso, rico, inspirador e muito, muito especial fazer (e ser) parte!
Que venha a edição 2026!
Comentários